Na era contemporânea dos negócios, onde a única constante é a mudança, a liderança precisa transcender os paradigmas tradicionais. A liderança 5.0 emerge como uma resposta à complexidade e incerteza inerentes a esse ambiente dinâmico. Caracterizada por sua flexibilidade, adaptabilidade e propensão à inovação, ela se posiciona como o estilo ideal para guiar equipes rumo ao sucesso em tempos de rápidas transformações. Os pilares da liderança 5.0 estão intrinsecamente interligados, formando uma teia de habilidades e comportamentos essenciais para navegar por um cenário empresarial em constante evolução. A adaptabilidade, a agilidade estratégica, a autorrenovação, a empatia, a comunicação contextualizada, a colaboração intensa e o desenvolvimento de líderes são elementos-chave que sustentam essa abordagem progressista.
Neste programa, Marcelo de Elias traz habilidades e estratégias específicas que desenvolverão líderes que, com na prática, promoverão ambientes propícios ao crescimento individual e coletivo dos colaboradores e das instituições.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PARTE 1: Liderança 5.0: Fundamentos, evolução e cenário atual
· A evolução da liderança até a era 5.0;
· Princípios fundamentais que definem a liderança 5.0;
· Abordagem sobre a necessidade de flexibilidade, agilidade e inovação no cenário atual dos negócios.
PARTE 2: Desenvolvimento de Líderes 5.0: Habilidades, Inteligência Emocional e Cultura Colaborativa
· Identificação e desenvolvimento de habilidades críticas para líderes;
· Inteligência emocional e sua aplicação na liderança 5.0;
· Comunicação eficaz e construir ambientes colaborativos.
PARTE 3: Liderança 5.0: Modelos Adaptativos, Inovação, Resiliência e Cultura Organizacional
· Modelos de gestão flexíveis e adaptativos;
· Inovação e criatividade como papel do líder 5.0;
· Gerando clima e cultura para a inovação;
· Resiliência e adaptabilidade na gestão da mudança.
PARTE 4: Liderança 5.0: Princípios Ágeis e Estratégias para Fomentar a Inovação no Ambiente de Trabalho
· Princípios da gestão ágil na liderança;
· Ferramentas e práticas para promover um ambiente de trabalho inovador.