ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE
INOVAÇÃO É PARTE DA ESTRATÉGIA DE QUALQUER ORGANIZAÇÃO
A inovação é a única forma de gerar crescimento, e toda organização busca crescimento de alguma forma, independente da sua estratégia.
Para ajudar as pessoas a entenderem o que é a inovação, desenvolvemos um curso com metodologias ativas e participativas e apresentamos um framework com modelo pra que as pessoas se inspirem e compreendam o processo de inovação estratégica dentro da organização.
Este modelo possui 4 elementos:
1. Qual a estratégia da organização, como ela gera crescimento e de que forma a inovação contribui;
2. Quais fatores vão facilitar e dificultar a execução da estratégia;
3. Quais ferramentas a organização possui para fazer a inovação;
4. Métricas: como medir a inovação na organização.
Através deste modelo e do framework, a organização passa a ter gestores aptos a aplicar a inovação e alcançar crescimento na organização.
OBJETIVO
Definir, especificar e facilitar o processo de implementação da cultura de inovação nas empresas públicas e privadas, de forma que seus participantes estejam aptos a estruturar suas equipes e modelar suas áreas para novos processos criativos e de criação de valor para a instituição e seus clientes. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a utilizar ferramentas e metodologias que comprovadamente alavancam os processos de inovação e proporcionam uma mudança de cultura em suas organizações.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Parte I – A Inovação
Conceitos fundamentais
Pensamento visual e storytelling;
A importância de falar a mesma língua
Cases de inovação ao redor do mundo;
As grandes armadilhas da inovação;
Como colocar a inovação na estratégia da instituição;
Parte II – Inovação estratégia
Como definir a estratégia – Estratégia deliberada x Estratégia emergente
Inovação Tecnológica x Inovação Modelo de Negócio
Modelo de inovação estratégica – Alavancas da inovação
Parte III – Contexto capacitante
O que é e como cria-lo
Parte IV - Inspirar, experimentar e prototipar;
Modelo de negócio
Business Model Canvas
Conceitos
Modelo de negócios convencionais x Modelo de negócios Sociais
O que medir nos processos de inovação?
Parte VI – A prospecção para o futuro
Rivadávia Drummond possui Pós-doutorado pela Faculty of Information Studies da Universidade de Toronto, no Canadá. É doutor, mestre e bacharel pela UFMG, além de especialista em Negócios Internacionais pela PUC Minas. Atualmente é Global Business Development Officer e Professor of Practice na Arizona State University (EUA), além de Visiting Associate Professor na Hong Kong Polytechnic University. Foi Presidente da HSM, Reitor do UNIBH - Centro Universitário de Belo Horizonte, Partner e Board member do Grupo Anima de Educação, Professor da Fundação Dom Cabral, Sócio Diretor da Rivadávia & Associados e Associate Professor na Universidade de Hong Kong. Foi eleito personalidade do ano de 2013 na área de educação em Minas Gerais, agraciado com a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira e também com a Medalha Honra ao Mérito do Conselho Federal de Administração.